Inverno, excesso de roupas, calças compridas mais quentes e, de novo, começa a coceira vaginal. Sim, a candidíase pode ter se instalado e é necessário procurar a ginecologista para alívio e tratamento. A candidíase tanto é diagnosticada no inverno quanto no verão. Nos tempos frios, o excesso de roupas, principalmente as sintéticas, pode auxiliar na proliferação do fungo. Candida albicans – nome dofungo mais frequente causador da candidíase – pode estar presente na flora vaginal. E é uma infecção que pode ocorrer em diversos locais. O mais comum é a região genital feminina. Os sintomas são pruridos e ardência vaginal, queimação no momento de urinar, corrimento esbranquiçado sem odor e dor durante as relações sexuais. A candidíase pode aparecer na boca também, provocando dor ao engolir, aftas e placas brancas na língua. E os homens podem hospedar o fungo sem se dar conta. A maioria não tem queixas, mas podem desenvolver sintomas semelhantes, com marcas incômodas no pênis e dor na penetração. O ideal, sempre, é que de posse dos resultados dos exames, a paciente, se tiver um companheiro, converse com ele. Mas há fatores de risco que aumentam as chances de ter candidíase. Além de roupa íntima apertada (ou maiô e biquínis molhados durante o verão), a obesidade, diabetes, e gravidez também podem provocar candidíase. Relação sexual sem uso de preservativo também está entre as causas, assim como o pH vaginal ácido, estresse – nessa época de pandemia tem sido o maior causador de candidíase -, pacientes em tratamentos de câncer ou qualquer doença que provoque queda de imunidade.

Tratamentos

Os medicamentos antifúngicos são os indicados pela ginecologista. A consulta médica é necessária porque a paciente pode ter algum tipo de alergia e o médico consegue prescrever comprimidos e cremes seguros a ela, dependendo do
quadro. Automedicação, como sempre, é arriscada. A paciente precisa se tratar para que o quadro não piore. Vale reforçar que os cuidados com a saúde feminina não podem ser postergados. Mesmo em tempos de pandemia. A ida ao consultório pode auxiliá-la na prevenção de outras doenças mais graves.